Considerado o avião de maior envergadura do mundo, o Stratolaunch bateu recentemente mais um recorde de voo, ao permanecer no ar por seis horas seguidas sobre o deserto de Mojave, no estado americano da Califórnia.
+ Conheça o X-62, um caça F-16 modificado para virar avião autônomo
+ Airbus testa tecnologias para criar aviões autônomos
+ Caça F-35 Lightning II vai ganhar novo radar AESA
Criado com o objetivo de permitir o lançamento em voo de veículos espaciais, o Stratolaunch foi projetado no início dos anos 2010 por uma empresa que se chamava Scaled Composites e fez o seu primeiro voo em abril de 2019. Desde então, já realizou nove voos.
Com 117 m da ponta de uma asa até a outra (medida equivalente a quase três Airbus A320 colocados lado a lado), tem uma incomum configuração de fuselagem dupla e conta com vários sistemas vindos do Boeing 747, incluindo os seis motores turbofan Pratt & Whitney PW4056.
Pesando pouco mais de 226 toneladas, pode transportar uma carga de até 250 toneladas e voar a uma velocidade de 850 km/h a uma altitude de 11 mil metros mesmo carregado. Atualmente, está sendo utilizado no programa de desenvolvimento do Talon-A, uma aeronave hipersônica reutilizável e movida por foguetes.