De acordo com a empresa de segurança digital Zimperium zLabs, mais de 10 milhões de dispositivos Android em todo o mundo (inclusive no Brasil) foram infectados pelo malware “GriftHorse”.
+ Saab produz primeiro Gripen de série para a FAB
+ xCloud: Xbox Cloud Gaming é lançado no Brasil
+ Europa Universalis IV é o jogo grátis da Epic Games Store na semana
O cavalo de troia estava escondido em mais de 200 aplicativos aparentemente inofensivos e que estavam disponível na Google Play Store e em lojas de aplicativos de terceiros.
De acordo com a empresa, o malware se tornou ativo em novembro de 2020. A partir da instalação, o usuário começava a ser bombardeado com alertas pop-up com supostas promoções e prêmios.
Ao clicar em um deles, o usuário era enviado para uma página onde precisava colocar o seu número de telefone para garantir o prêmio. Sem saber, a pessoa acabava se cadastrando em um “serviço premium de SMS”, com tarifas de mais de 30 euros (R$ 189) por mês.
A lista completa de aplicativos pode ser vista aqui. Embora não estejam mais disponíveis na Google Play Store, a Zimperium zLabs destaca que eles ainda podem estar disponíveis em outras lojas de aplicativos.