Invasão Secreta, a mais nova série da Marvel, lançada esta semana na Disney+, vem causando muita polêmica após vir a público que o estúdio utilizou imagens criadas por inteligência artificial (IA) para fazer a abertura do seriado.
+Galaxy Z Flip 5 deve exibir Google Maps na tela externa
+Microsoft testa novo modo escuro no Edge
+Instagram libera compra do selo de verificado
A abertura de Invasão Secreta pode ser descrita como uma abstração feita em aquarela, com muitos tons escuros e verdes. Na trama, Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson, toma conhecimento de uma invasão clandestina da Terra por Skrulls, uma raça alienígena.
Muitas pessoas questionaram e criticaram a decisão da Marvel pelo IA, fazendo com que os representantes do seriado se manifestassem. Segundo o diretor e produtor executivo, Ali Selim, em entrevista à Polygon, a abertura projetada pela Method Studios brinca com os próprios temas da série.
Os Skrulls são transmorfos, ou seja, podem tomar a forma dos humanos. Desta forma, na história do novo seriado da Marvel, o lema é que não se pode confiar em ninguém. Sendo assim, o diretor explica que ele e sua equipe decidiram usar a IA para causar esta desconfiança no público.
“Quando entramos em contato com os fornecedores de IA, era parte disso: [a ideia] simplesmente veio da identidade do mundo Skrull que muda de forma, sabe? Quem fez isso? Quem é esse? Falávamos com eles sobre ideias, temas e palavras, e depois o computador disparava e fazia alguma coisa. E então poderíamos mudar um pouco usando mais palavras, e isso mudaria o resultado, que pareceu exploratório, inevitável e excitante.” Selim diz.
Já a Method Studios, responsável pela animação, também falou sobre a escolha de usar IA na abertura da série para a The Hollywood Reporter, onde afirmou que a tecnologia foi usada apenas para complementar o trabalho das equipes de arte, não para as substituir. Segundo o estúdio, as imagens ainda passaram por vários tratamentos para se encaixar ao esperado pela Marvel.
“O processo de produção foi altamente colaborativo e interativo […] envolveu um tremendo esforço de talentosos diretores de arte, animadores 2D e 3D, artistas e desenvolvedores. […] É crucial enfatizar que, embora o componente de IA tenha fornecido resultados ideais, a IA é apenas uma entre todo o conjunto de ferramentas que nossos artistas usaram”.
Fonte: Polygon e The Hollywood Reporter
This post was last modified on 2024-01-12 01:30