Pesquisadores do Singapore-MIT Alliance for Research and Technology anunciaram a desenvolvimento do menor LED do mundo, que permitirá que as câmeras dos smartphones possam funcionar como um microscópio.
+ Bombardier Q400 será maior avião a hidrogênio do mundo
+ Boeing expande testes do programa ecoDemonstrator
+ Lufthansa monta laboratório científico em Airbus A350; entenda
Apesar de ter menos de um micrômetro, o novo LED produz uma luz com intensidade comparável a LEDs de silício muito maiores. Para testar a validade do componente, os pesquisadores criaram um microscópio holográfico.
Nesse equipamento, uma fonte de luz ilumina a amostra e a imagem é captada por um semicondutor de óxido metálico complementar (CMOS), criando um holograma digital que é processado por um computador para recriar a imagem.
O uso do novo LED fez com que o microscópio holográfico funcionasse de maneira mais eficiente que os equipamentos ópticos, sem a necessidade de complexos conjuntos de lentes.
Para isso, foi necessário desenvolver também um algoritmo baseado em rede neural, no qual computadores reproduzem o funcionamento do cérebro humano, dependendo de dados de treinamento para aprender e melhorar a sua precisão ao longo do tempo.
Com isso, os pesquisadores destacam que a mesma tecnologia pode ser utilizada para transformar os smartphones em microscópios de alta resolução, bastando para isso algumas pequenas modificações de hardware e software. O estudo científico foi divulgado pela publicação Nature Communications.