Vendas da sul-coreana representam apenas 2,2% do mercado chinês
Quando falamos de consumo na China, sempre nos deparamos com uma realidade muito diferente do mundo ocidental, principalmente em relação às marcas. Uma pesquisa da agência Kantar Worldpanel mostra justamente isso. O levantamento, feito até outubro desse ano, mostra que cinco marcas de celulares são responsáveis por 91% das vendas de aparelhos: Huawei, Xiaomi, Apple, Vivo e Oppo.
Leia mais:
+ Instagram Stories: 5 dicas “secretas” pra gravar seus vídeos
+ Por água, bilionário russo quer chegar em lua de Saturno antes da Nasa
+ Força Aérea dos EUA pode ter armas a laser em caças em 2021
Marcas conhecidas por aqui, como a Samsung, aparecem com números muito inferiores. A fabricante sul-coreana, por exemplo, tem as vendas em 2,2% e caindo.
O enaltecimento de marcas locais faz parte de incentivos do governo, além de estratégias bem fomentadas. Oppo e Vivo, por exemplo, priorizam as grandes zonas rurais do país, criando uma grande rede focada em usuários que ainda não possuíam internet. A Xiaomi, cujos aparelhos já inclusive entram timidamente no Brasil, é líder nas vendas online.
A única marca intrusa entre as chinesas é a Apple, que tem status de luxo no país e teve suas vendas aumentadas significativamente com o lançamento do iPhone X.