Módulo de combate Narwhal. Foto: Telegram @uvznews
O novo módulo de combate Narwhal, desenvolvido pela Elektroshina, está sendo instalado em barcos militares, marcando um avanço significativo na defesa costeira.
O módulo foi projetado com tecnologias de última geração, incluindo inteligência artificial, e foi produzido em tempo recorde para atender a um contrato governamental. As primeiras unidades já foram montadas e testadas com sucesso em Sebastopol.
A nova versão do Narwhal oferece uma gama ampliada de funções e características melhoradas. Ele conta com uma nova mira de alta resolução, uma unidade de controle atualizada e um módulo de computação modernizado. O design também foi aprimorado para oferecer maior segurança. Com inteligência artificial integrada, o sistema pode automaticamente detectar e abater helicópteros, mísseis e drones, reforçando a capacidade de defesa da frota militar.
O Narwhal foi originalmente projetado para navios de guerra de nova geração da Rússia, mas também será exportado. Equipado com uma metralhadora “Kord” de calibre 12,7 mm controlada remotamente, o módulo inclui câmeras de visão noturna e diurna, um sistema automático de rastreamento de alvos, termovisor e radar para busca de ameaças.
Na primeira fase, o Narwhal será instalado em barcos militares leves de defesa costeira, com planos futuros de adaptação para embarcações maiores e até cruzadores de batalha, como o ‘Pedro, o Grande’. A produção foi realizada em turnos quase ininterruptos nos laboratórios especializados da Elektroshina, com a colaboração de departamentos de design e tecnologia da Elektromashina.
Fonte e imagens: Canal oficial de notícias da Concern UralVagonZavod – Telegram @uvznews