Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália) anunciaram a criação de um “nariz eletrônico” capaz de distinguir com precisão entre diferentes marcas, origens e estilos de whiskies.
+ LinkedIn: pesquisadores encontram perfis com rostos fake criados por inteligência artificial
+ Empresa cria robô autônomo capaz de preparar hambúrgueres
+ Robô guepardo do MIT aprende a correr sozinho
Até então, esse era um trabalho que poderia ser realizado por especialistas com vários anos de treinamento, que ainda assim poderia cometer um engano. Ou dependia de complexas e demoradas análises de composição química das bebidas.
O equipamento funciona reproduzindo o funcionamento do olfato humano, utilizando oito sensores de gases para fazer a identificação das bebidas por meio do odor. Esses dados são analisados por um computador equipado com um algoritmo de aprendizado de máquina para reconhecer whiskies.
Foram usados na avaliação os whiskies Johnnie Walker Red e Black Label, Ardberg, Chivas Regal e Macallan’s. O ‘nariz eletrônico’ atingiu uma precisão de 100% na região geográfica, 96,15% na identificação de marca e 92,31% no estilo.
De acordo com os cientistas, a tecnologia poderá ser uma ótima arma para identificar possíveis falsificações não só em bebidas, mas também em outro produtos como perfumes e até para detecção de doenças.