A NASA entrou no clima natalino e compartilhou um aglomerado de estrelas que se parece muito com uma árvore de Natal.
+ OpenAI libera opção de arquivar conversas no ChatGPT
+ Hubble destaca galáxia brilhante que fica a quase 300 milhões de anos-luz da Terra
Em seu perfil do X (Twitter), a NASA publicou as imagens impressionantes do aglomerado de estrelas, conhecido como NGC 2264, que desde então foi apelidado de “Aglomerado da Árvore de Natal”.
It’s beginning to look a lot like cosmos. 🎶
Our @ChandraXray Observatory recently spotted the blue-and-white lights that decorate the “Christmas Tree Cluster,” a swarm of stars and gas some 2,500 light-years from Earth: https://t.co/VT2WaLgp77 pic.twitter.com/HrnrmxRyd7
— NASA (@NASA) December 19, 2023
O aglomerado tem a forma de uma árvore cósmica com o brilho das luzes estelares e é composta por muitas estrelas jovens, com idades entre um e cinco milhões de anos, de acordo com a NASA.
Além da forma, as cores também ajudam a lembrar a decoração natalina. De acordo com a NASA, dados ópticos de um telescópio mostraram gás na nebulosa representado por finas linhas e formas verdes, que criaram a aparência de “galhos” no formato de um pinheiro.
Todas essas pequenas estrelas estão em nossa Via Láctea, localizada a cerca de 2.500 anos-luz de distância da Terra, e são menores e maiores que o Sol, variando de algumas com menos de um décimo da massa do Sol até outras contendo cerca de sete massas solares, afirmou a NASA.