Todo o esplendor de Júpiter foi destacado na ‘Foto Astronômica do Dia‘, desta sexta-feira (24), pela NASA. A imagem do maior planeta do nosso Sistema Solar, e conhecido como gigante gasoso, foi registrada por um telescópio em Singapura.
+NASA destaca berçário estelar que encantam os astrônomos
+Elon Musk anuncia que X (Twitter) voltará a exibir manchetes
+Sam Altman volta a ser CEO da OpenAI após demissão e reviravoltas
A NASA destacou duas imagens de Júpiter, capturadas na última sexta-feira (17), por um telescópio em um telhado, em Singapura, no sudeste asiático. Na ocasião, o planeta estava a apenas 33,4 minutos-luz de distância da Terra.
Este registro ocorreu duas semanas após a oposição de Júpiter em 2023, que ocorre aproximadamente a cada 13 meses. Durante este período, o planeta fica oposto ao Sol em relação à Terra, o deixando mais brilhante e aparentando ser maior.
Na imagem, as faixas escuras e zonas claras que envolvem Júpiter são visíveis em detalhes deslumbrantes, assim como seus vórtices ovais esbranquiçados. A icônica ‘Grande Mancha Vermelha‘ também surge no hemisfério sul do planeta.
Júpiter conta com uma rápida rotação em torno de seu eixo, sendo completada a cada 10 horas. Os cliques de Marco Lorenzi, com cerca de 15 minutos de diferença já é possível ver uma cerca mudança de posição do planeta.