Na ‘Foto Astronômica do Dia‘ desta quinta-feira (23), a NASA destacou uma obra-prima cósmica formada por gás, poeira e jovens estrelas: a Nuvem Molecular de Touro.
+James Webb revela detalhes e segredos incríveis do centro da Via Láctea
+Sam Altman volta a ser CEO da OpenAI após demissão e reviravoltas
+Bard, chatbot do Google, vai ganhar atualização na interação com o YouTube
A região interestelar, composta de gás e poeira, fica localizada na constelação de Touro. Essa nuvem gigante é um berçário estelar ativo, onde ocorre a formação de novas estrelas, e abriga uma variedade de objetos celestiais, incluindo nebulosas, regiões de emissão e nebulosas escuras.
Na imagem, é possível ver a região ao norte da brilhante estrela Aldebaran no céu, delineando uma parede interna da bolha local ao longo da Nuvem Molecular de Touro. Já os objetos Herbig-Haro, visíveis na imagem, são nebulosidades associadas a estrelas recém-nascidas, destacadas por jatos avermelhados de gás de hidrogênio chocado.
A presença de jovens estrelas, objetos Herbig-Haro e outras características astronômicas fazem da Nuvem Molecular de Touro um alvo fascinante para estudos astronômicos, oferecendo insights valiosos sobre os processos de formação estelar.