Astrônomos e entusiastas da área têm a oportunidade de, todos os dias, admirar alguma singularidade do universo graças à “Foto Astronômica do Dia” da NASA. Na imagem de hoje (20), é possível observar o momento exato em que um cometa rasga os céus em meio a galáxias.
+James Webb identifica jato em Júpiter duas vezes mais rápido que o pior furacão na Terra
+Confira fotos incríveis do eclipse solar visto do espaço
+Meta anuncia enquetes nos comentários do Instagram
A foto foi capturada em 12 de outubro sob os céus de June Lake, Califórnia, nos Estados Unidos, e destaca galáxias fascinantes na região da constelação do norte Canes Venatici, ou ‘Cães de Caça’.
No canto superior esquerdo da imagem, a cerca de 23,5 milhões de anos-luz de distância, é possível observar a bela galáxia espiral NGC 4258, também conhecida como Messier 106. Logo acima e à direita do centro, a 60 milhões de anos-luz de distância, há outra galáxia espiral, a NGC 4217. E surpreendendo esta observação, está o cometa C/2023 H2 Lemmon, descoberto em abril.
O cometa exibe uma cor esverdeada e uma cauda suave que se estende em direção ao topo da imagem. O C/2023 H2 Lemmon atingirá o periélio, ou seja, o seu ponto mais próximo do Sol, em 29 de outubro, já o perigeu, seu ponto mais próximo da Terra, irá ocorrer no dia 10 de novembro.