NASA destaca incrível imagem da estrela fugitiva Zeta Ophiuchi

NASA destaca incrível imagem da estrela fugitiva Zeta Ophiuchi (NASA, JPL-Caltech, Spitzer Space Telescope // APOD)

Nesta linda imagem, destacada na “Foto Astronômica do Dia” desta quinta-feira (4) pela NASA, somos transportados para um cenário cósmico de tirar o fôlego: a estrela fugitiva Zeta Ophiuchi.

+Samsung confirma data de lançamento do novo Galaxy S24
+NASA destaca nave lançada pela SpaceX projetada em ‘frente’ a Lua
+Google Maps pode perder importante recurso de navegação em 2024

Nesta foto, com a visão infravermelha é possível observar a estrela azulada Zeta Ophiuchi, que é cerca de 20 vezes mais massiva que o Sol, se destacando no centro da imagem. Um poderoso vento estelar a antecede, criando uma onda de choque interestelar arqueada, que comprime e aquece o material interestelar empoeirado ao seu redor, formando uma fronteira curva.

Segunda a Nasa, a Zeta Ophiuchi provavelmente já fez parte de um sistema binário, sendo a companheira estelar mais massiva, que teve uma vida mais curta, explodindo como uma supernova. Este evento catastrófico catapultou a estrela para fora do sistema, e agora, a cerca de 460 anos-luz de distância, ela brilha intensamente, sendo 65 mil vezes mais luminosa que o Sol. A Zeta Ophiuchi seria uma das estrelas mais brilhantes no céu, se não fosse pela presença da poeira que a rodeia.

Esta imagem foi capturada pelo Telescópio Espacial Spitzer, que, em janeiro de 2020, encerrou seus 16 anos de exploração bem-sucedida do cosmos ao ser colocado em modo seguro pela NASA.

This post was last modified on 2024-01-04 22:00