Todos os dias, a NASA publica imagens incríveis do Universo como a “Foto Astronômica do Dia”, nesta segunda-feira (4), a agência norte-americana resolveu destacar duas nuvens de gás e poeira resultantes da morte de estrelas.
+NASA destaca foto incrível de aglomerado estelar
+NASA destaca imagem impressionante de Superlua
+NASA destaca nebulosa ‘Pac-Man’ com muitas estrelas
As duas nuvens cósmicas, de gás e poeira, que foram criadas com o fim da vida de estrelas, podem ser encontradas em direção à constelação de Cygnus, localizadas a aproximadamente 5.000 anos-luz de distância da Terra.
No canto inferior esquerdo da imagem, é possível ver a “Bolha de Sabão”, está nebulosa foi formada quando uma estrela massiva conhecida como Wolf-Rayet, chamada WR 136, morreu e liberou sua camada externa em um poderoso vento estelar. WR 136 está queimando seu combustível a uma taxa incrível e está se aproximando do fim de sua vida, que deve culminar em uma espetacular explosão de supernova.
Já no canto superior direito, há a “Nebulosa da Crescente”, também catalogada como NGC 6888, que além de se originar a partir do fim do ciclo de vida de uma estrela, foi uma estrela de massa menor e longa vida, semelhante ao nosso Sol. Eventualmente, essa estrela se transformará em uma anã branca, esfriando lentamente. A Nebulosa da Crescente tem cerca de 25 anos-luz de diâmetro.
Fonte: NASA “Foto Astronômica do Dia”