Pouco depois de entrar em operação, em 2009, o telescópio espacial Kepler flagrou o que parecia ser um planeta com três sóis. Mas a descoberta acabou esquecida, “soterrada” pelos dados de quase 2,4 mil planetas descobertos até 2018, quando a sonda espacial deixou de operar. Até agora, quando a Nasa conseguiu confirmar a existência desse novo planeta.
+Programador esquece senha e está prestes a perder US$ 220 milhões em bitcoins
+Drone militar chinês WJ-700 faz voo inaugural
+CES 2021: Protótipo de máscara da Razer traz amplificador de voz
Com metade do tamanho de Saturno, o planeta KOI-5Ab está localizado a 1.800 anos-luz da Terra. De acordo com os cientistas, pelo seu tamanho é provável que se trate de um gigante gasoso, como são definidos os planetas compostos principalmente por gás, com um pequeno núcleo rochoso.
KOI-5Ab tem uma órbita incomum, que o coloca fora de alinhamento de pelo menos uma das três estrelas. “Nós não sabemos de muitos planetas em um sistema de três sóis e este é ainda mais especial por conta da sua órbita enviesada”, destacou o cientista-chefe do Exoplanet Science Institute da Nasa, David Ciardi. De acordo com a Nasa, mais de 2,3 mil corpos celestes flagrados pelo Kepler ainda precisam passar por esse processo de confirmação antes de serem considerados planetas.