Depois de cancelar no último domingo (3) o último grande teste em solo do foguete lunar da missão Artemis I, os técnicos da Nasa encontraram outro problema ao tentar finalizar o processo de avaliação do equipamento.
+ Nasa usa Lua e avião espião para calibrar satélites; entenda
+ Programa de rádio britânico se torna o 1º transmitido para o espaço profundo; entenda
+ Sonda da Nasa faz registro impressionante de Júpiter e suas luas
O teste foi iniciado na última sexta-feira (1º) e corria tudo bem até a etapa final teste de abastecimento, quando houve uma falha nos ventiladores necessários para criar uma pressão positiva em áreas fechadas do lançador e evitar a entrada de gases perigosas.
Sem essa capacidade, os técnicos ficaram incapacitados de fazer de maneira segura a transferência de combustível para o foguete. A falha foi resolvida e o teste foi reiniciado nesta segunda-feira (4). Foi possível encher o tanque de oxigênio líquido do estágio principal pela metade.
Mas o problema em uma válvula de alívio de pressão provocou uma nova interrupção do processo até a solução do problema, que ainda será avaliado pelos técnicos. Este teste é necessário para demonstrar a capacidade de abastecimento do foguete e a avaliação de todos os sistemas em temperaturas criogênicas.
O lançamento da missão não tripulada Artemis I está previsto para acontecer em junho, sendo seguido por um voo tripulado (Artemis II) e, por fim, pela missão com pouso na Lua Artemis III, prevista para 2026.