O Telescópio Espacial James Webb, da NASA, divulgou uma nova imagem de um aglomerado de galáxias, chamado ‘El Gordo‘, considerado um ‘adolescente cósmico’, com centenas de galáxias que existiram 6,2 bilhões de anos após o Big Bang!
+NASA destaca evento solar de tirar o fôlego
+Nasa irá lançar serviço de streaming gratuito
+Nasa destaca lua de Marte em foto do dia
Também considerado o aglomerado de galáxias mais massivo de sua época, o James Webb conseguiu capturar um clique especial do ‘El Gordo’, graças a sua luz infravermelha, exibindo uma variedade de galáxias incomuns e distorcidas ao fundo.
Entre elas, a NASA destacou duas galáxias, visíveis na imagem que chamam atenção pela suas cores e formas diferentes.
Galáxia ‘El Anzuelo’
Uma das características mais marcantes desta galáxia é um arco brilhante vermelho. Segundo os cientistas, ‘El Anzuelo’ tem 26 mil anos-luz de diâmetro, cerca de um quarto do tamanho da nossa Via Láctea.
Após corrigirem algumas distorções criadas pela lente, os pesquisadores também conseguiram determinar que a galáxia de fundo tem forma de disco, e sua luz levou 10,6 bilhões de anos para chegar até a Terra.
A cor vermelha, que se destaca na ‘El Anzuelo’, é devido a uma combinação de uma poeira dentro da própria galáxia e desvio cosmológico para o vermelho devido à sua extrema distância.
Galáxia ‘La Flaca’
Outra galáxia que chama atenção é a ‘La Flaca’, que conta com uma estrutura alongada. Webb conseguiu capturar a galáxia que sofreu o efeito da lente gravitacional, e sua luz levou quase 11 bilhões de anos para alcançar a Terra.
Esta galáxia aparenta ser do tipo anã e foi encontrada no ano passado, mas foi somente agora que o estudo que a descreve foi aceito para publicação em uma revista científica, após passar pela revisão de pares. Se confirmada, ‘La Flaca’ pode ser a menor galáxia já vista fora do universo local.
Fonte: NASA
This post was last modified on 2023-08-03 17:22