Usando o Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, pesquisadores estão fazendo grandes avanços para descobrir a origem da poeira nas primeiras galáxias do Universo, através do estudo de duas supernovas do tipo II.
+NASA: Webb e Hubble registram colisão cósmica
+NASA: Hubble divulga clique incrível de Saturno
+NASA divulga foto fascinante de Saturno
Supernovas ocorrem quando uma estrela maciça que, em um estágio avançado de sua evolução, explode passando repentinamente a brilhar de modo muito intenso, para depois ir perdendo lentamente sua luz.
De acordo com os pesquisadores, as supernovas desempenharam um papel fundamental fornecendo poeira para o Universo primitivo, que é a base para a formação de muitas coisas, como estrelas e planetas, por exemplo.
James Webb revelou grandes quantidades de poeira em 2 supernovas distantes, SN 2004et e SN 2017eaw, usando seu instrumento de detecção infravermelha, que estão a cerca de 22 milhões de anos-luz da Terra.
Achoo! 🤧
Cosmic dust is an important building block for stars & planets. Where does it come from? Webb has revealed large amounts of dust in 2 supernovae, supporting the idea that exploding stars played a key role in supplying dust to the early universe: https://t.co/wOVZhemUIL pic.twitter.com/LoZ5LXhUmb
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) July 5, 2023
Fonte: NASA