NASA revela o X-59, jato supersônico silencioso que pode revolucionar a aviação

NASA revela o X-59, jato supersônico silencioso que pode revolucionar a aviação (NASA / Lockheed Martin Skunk Works)

A NASA revelou o X-59, um jato supersônico fruto de uma parceria de seis anos com a Lockheed Martin. O avião busca superar a barreira do som de maneira silenciosa, evitando o estrondo sônico tradicionalmente associado às aeronaves supersônicas.

+Atum morre na frente de visitantes horrorizados em aquário por causa de flashs de máquinas fotográficas
+Perto do lançamento, Samsung Galaxy S24 tem novas especificações vazadas
+Arqueólogos encontram cidade perdida na floresta amazônica com a ajuda de lasers

Com 30,3 metros de comprimento e 8,99 metros de largura, o X-59 possui um nariz cônico que quebrará as ondas de choque, evitando o estrondo característico. Equipado com um motor da General Electric, o jato pode atingir velocidades superiores a incríveis 1.440 km/h, e é esperado que os testes de voo comecem ainda este ano.

O X-59 faz parte da missão Quest da NASA, sediada em Palmdale, Califórnia, e visa coletar dados que podem revolucionar as viagens aéreas, possibilitando a criação de aeronaves comerciais capazes de viajar mais rápido que a velocidade do som.

A missão Quest não apenas busca desenvolver o X-59, mas também pretende provar a viabilidade de voos supersônicos sem o impacto sonoro característico que levou à proibição de voos supersônicos sobre a Terra há mais de 50 anos. Os resultados dos testes serão compartilhados com reguladores e a indústria, podendo até influenciar a revisão dos limites de velocidade de aviões civis com base na percepção sonora do X-59.

Redação: