A Nissan anunciou que trabalha atualmente no projeto de um motor a combustão capaz de atingir 50% de eficiência térmica. Percentual que é 10% maior que o dos propulsores atualmente utilizados nos carros de produção.
+Iceberg maior que a cidade do Rio de Janeiro está à deriva na Antártica
+Bandeira tarifária para março é amarela, diz Aneel
+Protótipo do caça sul-coreano KF-X entra em fase final de montagem
Essa marca foi atingida no sistema e-POWER de próxima geração, que emprega um motor a combustão como gerador para alimentar as baterias do conjunto motriz elétrico. De acordo com a Nissan, isso vai possibilidade uma redução ainda maior das emissões de CO² dos veículos.
O fabricante japonês explica que isso foi possível já que o motor a combustão usado como gerador no sistema e-Power pode ser limitado para funcionar apenas na sua faixa ideal de eficiência, enquanto em um veículo normal isso não é possível, já que existe a necessidade de variar a entrega de potência e desempenho em uma ampla faixa.
Outra novidade empregada pela Nissan para chegar aos 50% de eficiência foi o conceito denominado Starc, melhorando o fluxo da mistura ar-combustível que é puxada para o cilindro e a ignição, permitindo a queima de uma mistura mais pobre em uma taxa de compressão mais alta. Algo que só foi possível com a limitação do funcionamento do motor dentro da tal faixa ideal.