Até o fim deste ano, a Nokia pretende ativar na Lua uma rede de internet 4G, numa missão feita em parceria com a Nasa, a Intuitive Machines e a SpaceX.
+ Artemis 2: conheça os astronautas da missão lunar
+ Embraer C-390 atinge capacidade operacional completa na FAB
+ Primeira chamada de celular do mundo completa 50 anos
A instalação da internet 4G no satélite natural será feita com o uso de máquinas e sem a participação humana. Os aparelhos da Nokia serão integrados ao módulo de pouso Intuitive Machines Nova-C e ao robô Lunar Outpost MAPP, que vão ao espaço em um foguete SpaceX Falcon 9 e vão pousar no Polo Sul da Lua.
Apesar de contar com vários componentes usados no 4G da Terra, os equipamentos da rede de internet lunar estão sendo preparados para suportar as condições adversas da superfície da Lua e também as cargas gravitacionais de um lançamento espacial. Fatores que não combinam muito com sensíveis equipamentos de comunicação.
Uma vez na superfície lunar, o controle de missão será capaz de comandar o robô de maneira remota. A ideia é que o Lunar Outpost MAPP faça vídeos em tempo real e transmita dados para a Terra via 4G, por meio do link instalado no módulo de pouso Nova-C.
O objetivo dessa missão é provar que os equipamentos de comunicação móvel podem funcionar corretamente nas condições da Lua, permitindo o uso de uma conexão de internet para apoiar futuras missões lunares.