O Northrop F-5 é um caça leve, ágil e versátil que se tornou uma referência na aviação militar desde sua introdução na década de 1960. Projetado nos Estados Unidos pela Northrop Corporation, o F-5 foi pensado para ser uma aeronave de combate econômica, ideal para países aliados que não poderiam investir em jatos mais caros, como o F-4 Phantom.
Desenvolvimento
O F-5 surgiu a partir de estudos da Northrop na década de 1950 sobre como criar um caça leve e acessível para exportação. A empresa usou componentes econômicos e confiáveis, como os motores General Electric J85, originalmente desenvolvidos para mísseis.
- Primeiro voo: O protótipo, chamado N-156, voou pela primeira vez em 30 de julho de 1959.
- Objetivo: Oferecer uma plataforma de combate para países aliados dentro do contexto da Guerra Fria.
- Design: Compacto, com dois motores e uma excelente relação peso-potência, proporcionando alta manobrabilidade.
O modelo inicial foi produzido como o F-5A Freedom Fighter e rapidamente conquistou aliados dos Estados Unidos, sendo exportado para vários países.
Motor GE J-85
O J85 é um motor turbojato compacto e leve, projetado para oferecer alta relação peso-potência, o que é essencial para caças pequenos como o F-5.
Especificações do J85-GE-21 (F-5E/F Tiger II)
- Tipo: Turbojato axial
- Empuxo sem pós-combustão: Aproximadamente 13,8 kN (3.100 lbf)
- Empuxo com pós-combustão: Aproximadamente 22,2 kN (5.000 lbf)
- Comprimento: 1,29 metros
- Diâmetro: 0,45 metros
- Peso: Cerca de 180 kg
- Taxa de fluxo de ar: 23 kg/s
- Consumo específico de combustível:
- Com pós-combustão: 2,15 kg/(h·kN)
- Sem pós-combustão: 1,0 kg/(h·kN)
Versões
O F-5 teve várias versões desenvolvidas ao longo de sua história para atender às demandas específicas de combate e treinamento.
- F-5A Freedom Fighter (Introdução: 1962)
- Versão original voltada para missões de ataque leve e interceptação.
- Capacidade de transporte de armas: Mísseis, bombas e foguetes em cinco pontos de fixação.
- Exportado para mais de 30 países.
- F-5B
- Versão de treinamento com dois assentos, mantendo capacidade de combate limitada.
- Usado para treinar pilotos para operar o F-5A.
- F-5E Tiger II (Introdução: 1972)
- Evolução do F-5A com maior alcance, melhor radar e sistemas eletrônicos aprimorados.
- Substituição dos motores por versões mais potentes.
- Tornou-se a variante mais popular.
- F-5F
- Versão de treinamento do F-5E com dois assentos.
- Mantém a capacidade de combate do Tiger II.
- F-5G (F-20 Tigershark)
- Protótipo avançado do F-5 com radar e motores mais modernos.
- Apesar de suas capacidades superiores, o F-20 não entrou em produção devido à concorrência de outros modelos como o F-16.
- Modernizações
- Muitos países modernizaram seus F-5s com sistemas aviônicos avançados, radares modernos e armas guiadas, mantendo a aeronave relevante mesmo décadas após sua introdução.
Países que Ainda Utilizam o F-5
Apesar de ter sido projetado há mais de 60 anos, o F-5 continua em operação em vários países, graças à sua simplicidade, baixo custo de manutenção e facilidade de modernização.
- Brasil
- Utiliza o F-5EM/FM, versões modernizadas com radares israelenses e sistemas atualizados.
- A Força Aérea Brasileira emprega o F-5 como caça principal até a introdução do Gripen E.
- Taiwan
- Modernizou seus F-5s para treinamento avançado e missões secundárias de defesa aérea.
- Suíça
- Usa o F-5E como aeronave de treinamento e na patrulha aérea.
- Coreia do Sul
- Opera F-5Es em funções de ataque leve e treinamento.
- Tailândia
- Modernizou sua frota para missões de ataque e defesa.
- Irã
- Ainda opera uma grande frota de F-5s, com várias modificações locais.
- Turquia
- Usa o F-5 para missões de treinamento e na equipe de demonstração aérea Turkish Stars.
- Outros Países
- México, Marrocos, Chile, Filipinas e outros continuam a usar o F-5 em funções secundárias.
Curiosidades
- Preço Acessível: O custo relativamente baixo tornou o F-5 uma escolha popular para forças aéreas de países em desenvolvimento.
- Equipes de Demonstração: O F-5 foi amplamente utilizado por equipes acrobáticas, como os Thunderbirds dos EUA e os Turkish Stars da Turquia.
- Aparições no Cinema: Tornou-se famoso no filme Top Gun, representando caças inimigos.
O F-5 continua sendo uma aeronave icônica, demonstrando como design simples e eficaz pode garantir longevidade operacional. Mesmo com a introdução de caças de quinta geração, o F-5 permanece relevante em várias forças aéreas ao redor do mundo.
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