Northrop F-5: A Máquina de Combate Que Se Recusa a Aposentar!

Northrop F-5E Tiger II. Foto: Wikimedia

O Northrop F-5 é um caça leve, ágil e versátil que se tornou uma referência na aviação militar desde sua introdução na década de 1960. Projetado nos Estados Unidos pela Northrop Corporation, o F-5 foi pensado para ser uma aeronave de combate econômica, ideal para países aliados que não poderiam investir em jatos mais caros, como o F-4 Phantom.

Desenvolvimento

O F-5 surgiu a partir de estudos da Northrop na década de 1950 sobre como criar um caça leve e acessível para exportação. A empresa usou componentes econômicos e confiáveis, como os motores General Electric J85, originalmente desenvolvidos para mísseis.

  • Primeiro voo: O protótipo, chamado N-156, voou pela primeira vez em 30 de julho de 1959.
  • Objetivo: Oferecer uma plataforma de combate para países aliados dentro do contexto da Guerra Fria.
  • Design: Compacto, com dois motores e uma excelente relação peso-potência, proporcionando alta manobrabilidade.

O modelo inicial foi produzido como o F-5A Freedom Fighter e rapidamente conquistou aliados dos Estados Unidos, sendo exportado para vários países.

Motor GE J-85

Motor GE J-85. Foto: Wikimedia

O J85 é um motor turbojato compacto e leve, projetado para oferecer alta relação peso-potência, o que é essencial para caças pequenos como o F-5.

Especificações do J85-GE-21 (F-5E/F Tiger II)

  • Tipo: Turbojato axial
  • Empuxo sem pós-combustão: Aproximadamente 13,8 kN (3.100 lbf)
  • Empuxo com pós-combustão: Aproximadamente 22,2 kN (5.000 lbf)
  • Comprimento: 1,29 metros
  • Diâmetro: 0,45 metros
  • Peso: Cerca de 180 kg
  • Taxa de fluxo de ar: 23 kg/s
  • Consumo específico de combustível:
    • Com pós-combustão: 2,15 kg/(h·kN)
    • Sem pós-combustão: 1,0 kg/(h·kN)
F-5E. Foto: Wikimedia

Versões

O F-5 teve várias versões desenvolvidas ao longo de sua história para atender às demandas específicas de combate e treinamento.

  • F-5A Freedom Fighter (Introdução: 1962)
    • Versão original voltada para missões de ataque leve e interceptação.
    • Capacidade de transporte de armas: Mísseis, bombas e foguetes em cinco pontos de fixação.
    • Exportado para mais de 30 países.
  • F-5B
    • Versão de treinamento com dois assentos, mantendo capacidade de combate limitada.
    • Usado para treinar pilotos para operar o F-5A.
  • F-5E Tiger II (Introdução: 1972)
    • Evolução do F-5A com maior alcance, melhor radar e sistemas eletrônicos aprimorados.
    • Substituição dos motores por versões mais potentes.
    • Tornou-se a variante mais popular.
  • F-5F
    • Versão de treinamento do F-5E com dois assentos.
    • Mantém a capacidade de combate do Tiger II.
  • F-5G (F-20 Tigershark)
    • Protótipo avançado do F-5 com radar e motores mais modernos.
    • Apesar de suas capacidades superiores, o F-20 não entrou em produção devido à concorrência de outros modelos como o F-16.
  • Modernizações
    • Muitos países modernizaram seus F-5s com sistemas aviônicos avançados, radares modernos e armas guiadas, mantendo a aeronave relevante mesmo décadas após sua introdução.
Northrop F-5B Freedom Fighter. Foto: flickr

Países que Ainda Utilizam o F-5

Apesar de ter sido projetado há mais de 60 anos, o F-5 continua em operação em vários países, graças à sua simplicidade, baixo custo de manutenção e facilidade de modernização.

  • Brasil
    • Utiliza o F-5EM/FM, versões modernizadas com radares israelenses e sistemas atualizados.
    • A Força Aérea Brasileira emprega o F-5 como caça principal até a introdução do Gripen E.
  • Taiwan
    • Modernizou seus F-5s para treinamento avançado e missões secundárias de defesa aérea.
  • Suíça
    • Usa o F-5E como aeronave de treinamento e na patrulha aérea.
  • Coreia do Sul
    • Opera F-5Es em funções de ataque leve e treinamento.
  • Tailândia
    • Modernizou sua frota para missões de ataque e defesa.
  • Irã
    • Ainda opera uma grande frota de F-5s, com várias modificações locais.
  • Turquia
    • Usa o F-5 para missões de treinamento e na equipe de demonstração aérea Turkish Stars.
  • Outros Países
    • México, Marrocos, Chile, Filipinas e outros continuam a usar o F-5 em funções secundárias.

Curiosidades

  • Preço Acessível: O custo relativamente baixo tornou o F-5 uma escolha popular para forças aéreas de países em desenvolvimento.
  • Equipes de Demonstração: O F-5 foi amplamente utilizado por equipes acrobáticas, como os Thunderbirds dos EUA e os Turkish Stars da Turquia.
  • Aparições no Cinema: Tornou-se famoso no filme Top Gun, representando caças inimigos.

O F-5 continua sendo uma aeronave icônica, demonstrando como design simples e eficaz pode garantir longevidade operacional. Mesmo com a introdução de caças de quinta geração, o F-5 permanece relevante em várias forças aéreas ao redor do mundo.

Fotos: flickr / Wikimedia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.