Noruega decide dispersar seus caças F-35

Noruega dispersa seus caças F-35. Fonte e fotos: Forças Armadas Norueguesas | Forsvaret

As Forças Armadas norueguesas anunciaram que dois de seus caças F-35 pousaram na quarta-feira na base de Sola como parte do conceito de dispersão da Força Aérea Real Norueguesa.

+ Vídeo: Rússia utiliza mísseis Iskander-M em ataque contra infraestrutura militar ucraniana em Kupyansk

+ Vídeo mostra veículo de combate Bradley destruindo tanque mais avançado da Rússia

Este desenvolvimento está alinhado com o conceito de dispersão da Força Aérea Real Norueguesa, visando utilizar múltiplas bases para flexibilidade operacional além da base primária de Ørland. Lembrando que a Noruega é uma grande apoiadora do esforço de defesa da Ucrânia além de ser vizinha da Rússia.

“Sola é precisamente essa base, que também tem alguma infraestrutura militar”, afirmaram as Forças Armadas norueguesas em um comunicado oficial.

A Lockheed Martin, fabricante do F-35, destacou a parceria da Noruega no programa F-35, que remonta à fase de Desenvolvimento e Demonstração de Sistemas.

Noruega dispersa seus caças F-35. Fonte e fotos: Forças Armadas Norueguesas | Forsvaret

A decisão do governo norueguês de substituir a frota de F-16 pelo F-35 foi tomada em novembro de 2008. O primeiro F-35A para a Noruega foi revelado em setembro de 2015 em uma cerimônia formal em Fort Worth, Texas.

O plano estratégico da Noruega envolve expandir sua frota de F-35 para 52 até 2025, com a aposentadoria de todos os F-16 nesse ponto.

Fonte e fotos: Forças Armadas Norueguesas | Forsvaret

Redação: