A gigante sul-coreana de tecnologia diz que realizou uma nova pesquisa que pode adicionar centenas de quilômetros à carga de um veículo elétrico e carregar mais rapidamente do que as baterias atualmente disponíveis no mercado.
+Caoa Chery Arrizo 5 2021 estreia mais equipado e com novo câmbio
+Montadora chinesa BYD inicia produção de máscaras médicas
+Tesla Model X o carro a prova de coronavírus
A tecnologia gira em torno do desenvolvimento de baterias de estado sólido. As baterias de estado sólido acumulam maior densidade de energia na mesma bateria de íons de lítio e usam eletrólitos sólidos para maior segurança. Sua desvantagem? Falhas muito altas após o carregamento repetido. Mas o Instituto Avançado de Tecnologia da Samsung e seu Instituto de P&D no Japão afirmam ter resolvido esse problema. Os pesquisadores trocaram os ânodos normais de metal de lítio por um novo composto de prata e carbono, uma mudança que suporta mais capacidade, maior vida útil e aumenta a segurança geral da bateria.
A camada composta ultrafina reduz a espessura geral do ânodo enquanto aumenta a densidade de energia. Talvez ainda mais importante, evite curtos-circuitos.
Estima-se que essa nova configuração de bateria permita que os veículos viajem até 800 quilômetros antes de exigir uma recarga, algo que ele pode fazer pelo menos 1.000 vezes. Isso significa que um carro novo com essa tecnologia poderia viajar 800.000 quilômetros antes de precisar de substituição. O protótipo também é aproximadamente 50% menor que as baterias de íon-lítio convencionais, por isso é mais leve e fácil de projetar.
“O produto deste estudo pode ser uma tecnologia de sementes para baterias mais seguras e de alto desempenho do futuro”, disse Dongmin Im, mestre do Next Generation Battery Lab da SAIT e líder do projeto em comunicado. “No futuro, continuaremos a desenvolver e refinar materiais de bateria e tecnologias de fabricação de estado sólido, para ajudar a levar a inovação de baterias de veículos elétricos para o próximo nível”.
Obviamente, levará algum tempo até que essas baterias protótipo sejam implementadas no nível comercial. Mas as notícias parecem ser um bom presságio para um mercado de veículos elétricos que coloca um prêmio à vista.