Após a Meta anunciar que irá flexibilizar suas políticas de moderação de conteúdo, usuários estão buscando como excluir permanentemente o Facebook e o Instagram.
+ Donald Trump recebe doação de US$ 1 milhão do Google para sua posse
+ Empresa apresenta “torradeira” capaz de carregar seu iPhone em apenas 2 segundos
A empresa anunciou que irá encerrar a verificação de fatos de terceiros, ou seja, a publicação e divulgação de fake news se tornará mais facilitada. Além disso, a Meta ainda adotou uma postura mais permissiva em relação a discursos políticos e de ódio na plataforma.
Enxurradas de protestos começaram a inundar as redes sociais e, de acordo com o TechCrunch, a busca por “como excluir o Facebook” nos EUA disparou no Google Trends, uma ferramenta do Google que destaca quantas vezes um termo foi buscado na plataforma.
Muitos usuários argumentaram que a postura da empresa de Mark Zuckerberg visa estreitar os laços com Donald Trump, que irá tomar posse como o 47° presidente dos EUA na próxima semana.
Além da explosão nas buscas por “sair do Facebook”, internautas já estão migrando para outras plataformas, como Mastodon e Bluesky, redes que prezam mais pela moderação de conteúdo.
Foto e vídeo: Unsplash. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.