“O empreendedorismo é o maior motor de ascensão social no Brasil”, afirma especialista e influenciador Frederico Flores

“O empreendedorismo é o maior motor de ascensão social no Brasil”, afirma especialista e influenciador Frederico Flores. Foto: Divulgação

Uma das maiores referências de comércio eletrônico no Brasil, o empresário e CEO da Scaleup, Frederico Flores tornou-se uma inspiração para muitos que desejam obter muito sucesso profissional no varejo online, assim como “O Real Empreendedor”, como Fred também é conhecido nas redes sociais. Ele começou a empreender aos 19 anos, vendendo cursos de DJ no Rio Grande do Sul. Hoje aos 33, já vendeu duas empresas por mais de R$ 70 milhões, o que o consolidou como um dos grandes players do mercado.

“Já disse inúmeras vezes que acredito que o empreendedorismo é o maior motor de ascensão social no Brasil. Entretanto, falta qualidade aos empreendedores do Brasil. Proporcionalmente, somos um dos países mais empreendedores do mundo, mas o índice de quebra é imenso (60% das empresas quebram nos 5 primeiros anos de vida). Isso acontece por dois fatores principais: falta de instrução (conhecimento) dos fundadores e dificuldade em conseguir capital barato para financiar bons projetos. Sem esses dois elementos, o empreendedorismo brasileiro encontra um muro alto para avançar. Quero ajudar a resolver isso de uma vez só”, explica Frederico Flores.

Após ser um dos vencedores do prêmio “Empreendedor do Ano” 2020, categoria e-commerce pela ABCOMM, Frederico Flores cresceu bastante em suas redes sociais e ficou ainda mais reconhecido no mercado. Ele pretende expandir sua presença digital para atingir ainda menores e médios empreendedores e ajudá-los a impulsionar seus respectivos negócios, mesmo durante a pandemia.

“São em momentos caóticos que o empreendedor de verdade se sobressai. Os despreparados desaparecem, as oportunidades surgem e fica mais fácil de inovar e aproveitar os momentos de incerteza para propor algo diferente. Comecei o ano de 2020 tentando encontrar formas de mudar de verdade a forma como as pessoas aprendiam sobre empreendedorismo no Brasil. Estava perplexo, tentando viabilizar uma maneira de transformar uma indústria que praticamente não muda a milhares de anos. Com a pandemia e a ascensão da “atenção digital”, abriu-se um caminho maravilhoso para essa transformação. O prêmio de Empreendedor do Ano foi apenas uma consequência de uma dedicação enorme para realização do meu trabalho, apesar das dificuldades”, comenta.

Saiba mais sobre Frederico Flores através do Instagram: instagram.com/orealempreendedor

Redação: