Na última quinta-feira (9), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que vai bloquear no Brasil o sinal de aparelhos do tipo TV Box que não sejam homologados. Mas, afinal: como funcionam esses TV Box e por qual motivo eles podem representar um risco para você.
+ Anatel descobre novos riscos em TV box não homologados
+ Anatel determina bloqueio de sinal de aparelhos TV Box
+ Vai comprar smartphone usado? Confira estas 10 dicas
O TV Box funciona como uma espécie de conversor, que é capaz de transformar qualquer TV em smart usando uma conexão de internet.
Embora alguns desses aparelhos sejam legalizados, fornecendo, por exemplo, acesso a serviços de streaming, outros irregulares são utilizados para fornecer acesso a conteúdo pago de maneira pirata. Dá para saber no site da Anatel se o seu aparelho é legal ou não.
É aí que está o perigo. Um estudo realizado pela Anatel aponta que esses aparelhos não homologados tem falhas de segurança que permitem que um hacker possa ter acesso a informações pessoais do usuário ou até mesmo a outros dispositivos que estejam conectados na mesma rede de internet.
Vale destacar que os serviços legais de IPTV não serão afetados. O que a Anatel vai fazer é solicitar aos provedores de internet o desligamento dos servidores que oferecem IPTV sem autorização.