O projeto do ônibus híbrido (elétrico/etanol) desenvolvido pela Itaipu Binacional entra em sua fase final. O protótipo recebeu uma carroceria da Mascarello e vai passar por uma bateria de novos testes de rodagem.
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A Itaipu já havia feito testes iniciais na usina entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. Na época, o veículo era composto apenas pelo chassi, rodas, baterias, assento do motorista, direção e mais alguns equipamentos mínimos para o protótipo rodar. O ônibus é do tipo “lowfloor”, que privilegia a acessibilidade (é semelhante aos utilizados em aeroportos).
Agora, com a carroceria já instalada, será feita a instalação das seis baterias de sódio, com 200 kg de peso cada, no local definitivo, além da integração dos sistemas que fazem o controle do sistema de tração híbrido do veículo, de forma a fazer uma gestão inteligente da energia utilizada para mover o ônibus.
Os equipamentos embarcados serão calibrados para ajuste de sua autonomia e eficiência para uso urbano. Os testes com o veículo completo serão realizados na Itaipu até o final deste ano, antes de ser entregue à Finep. O objetivo será disponibilizar a tecnologia para a indústria nacional.