De acordo com um relatório recente da ONU, o desperdício invisível de aparelhos eletrônicos usados totalizam mais de US$ 9,5 bilhões em matérias-primas essenciais que poderiam ser recicladas.
+ Pinterest vai eliminar conteúdo sobre desinformação climática
+ Confira dicas de como diminuir o valor da sua conta de luz com mudança de hábitos
+ Uso de resíduos para geração de bioenergia pode neutralizar as emissões de gases-estufa de São Paulo
O desperdício de mais de nove bilhões de quilos todos os anos inclui brinquedos, cabos, cigarros eletrônicos, ferramentas, escovas de dente elétricas, barbeadores, fones de ouvido e outros aparelhos domésticos que contêm metais essenciais como lítio, ouro, prata e cobre, de acordo com um relato do site TechXplore.
No entanto, esses materiais são desperdiçados porque estes resíduos “invisíveis” são jogados fora em vez de reciclados, segundo o Instituto das Nações Unidas para a Formação e a Investigação (UNITAR) num relatório divulgado na última quinta-feira (12).
A taxa de reciclagem de resíduos eletrônicos na Europa é de 55%, mas a média global cai para cerca de 17%. Esse número chega a quase zero em partes da América do Sul, Ásia e África, geralmente devido à falta de pontos de coleta, afirmou Magdalena Charytanowicz, do Fórum de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos.