Usados pela primeira vez nos anos 1950, os mísseis do tipo ar-ar se tornaram o armamento mais poderoso de combate aéreo dos aviões de caça, permitindo abater inimigos distantes dezenas e até centenas de quilômetros distantes da aeronave lançadora.
Confira a seguir quais são cinco os mísseis do tipo ar-ar mais poderosos atualmente em uso pelas forças armadas do mundo.
Mísseis ar-ar mais poderosos do mundo
Fakour 90
O Irã realizou um impressionante trabalho de engenharia reversa que permitiu manter os seus aviões de origem americana em serviço mesmo depois de quatro décadas do rompimento da nação do Oriente Médio com a potência militar ocidental.
O mesmo se deu em relação aos armamentos. O Fakour 90 é um desenvolvimento local do míssil AIM-54 Phoenix, que equipava originalmente os F-14 Tomcat comprados pelo Irã nos anos 1970 e já estão fora de serviço.
De acordo com os iranianos, o Fakour 90 é capaz de voar a Mach 5 e atingir um alvo aéreo a 150 quilômetros de distância. Além de contar com um sistema de guiagem independente da aeronave lançadora.
AIM-120D
Em serviço desde 2014, a versão “D” é a mais avançada do míssil americano AMRAAM. Também desenhado para combate além do alcance visual, é capaz de atingir um alvo do tamanho de um avião a uma distância estimada entre 160 e 180 quilômetros.
É parte do pacote de armamento de aeronaves como os caças F-35, F-15EX e F-18E atualmente usadas pelos Estados Unidos na linha de frente da sua força de combate.
BVR Meteor
Criado por um consórcio de países europeus com o objetivo de superar o desempenho do americano AIM-120 AMRAAM, o Meteor entrou em serviço em 2016 e é considerado um míssil caro, mas ao mesmo tempo extremamente eficiente.
Pode atingir alvos aéreos a uma distância de 200 quilômetros e conta com um motor que permite manobras extremas para diminuir as chances do inimigo escapar. O míssil, aliás, foi escolhido pela FAB para equipar o SAAB Gripen. Além do caça sueco, o Meteor está presente também nos Eurofighter e Dassault Rafale.
PL-15
O chinês PL-15 foi lançado em 2014 e é o míssil mais poderoso da força de caças do país asiático, podendo destruir um alvo a uma distância estimada em até 300 quilômetros.
É considerado um dos primeiros mísseis ar-ar a contar com um radar do tipo AESA, um sistema de ponta e que facilita bastante a localização do alvo pelo armamento.
K-77M
O K-77M é o contraponto russo ao AIM-120 americano. É uma versão mais avançada do “BVR” R-77 dos anos 1990, que tem um radar do tipo AESA para destruir um alvo aéreo a uma distância de 193 quilômetros.
É o armamento principal do Sukhoi Su-57, o caça de quinta geração dos russos e que entrou em serviço limitado em 2020, embora ainda siga em desenvolvimento.
This post was last modified on 2023-08-24 18:22