Pesquisa revela que air fryers podem estar gravando áudio sem autorização dos usuários

air fryer xiaomi
Fotos e vídeo: Reprodução X @XiaomiIndia

Uma pesquisa feita pela empresa de aconselhamento ao consumidor Which? revelou que air fryers das marcas Xiaomi, Tencent e Aigostar queriam gravar o áudio de seus usuários usando seus celulares.

+Saiba por que o tempo de soneca do alarme do iPhone é definido para nove minutos
+Criança precisa de resgate após ficar presa em máquina de ursos de pelúcia e vídeo viraliza

Estudo feito pela Which?, empresa de aconselhamento ao consumidor, mostra que air fryers das marcas Xiaomi, Tencent e Aigostar estariam pedindo permissão dos clientes para gravar áudio pelos celulares de seus usuários.

A pesquisa indica que os aparelhos enviam os dados pessoais dos usuários para servidores da China, segundo mostra seus avisos de privacidade. Os dispositivos estavam interessados em saber a localidade, gênero, data de nascimento, além de vincular rastreadores de anúncio do Facebook.

A Aigostar disse ao portal UNILAD que “não coletamos dados de áudio de nossos dispositivos” e que as permissões de localização são usadas para configurar o WI-FI e podem ser permitidas ou não pelo usuário.

O editor da revista Which?, Harry Rose, disse que a pesquisa mostra como as empresas são capazes de coletar dados dos consumidores. “Isso muitas vezes é feito com pouca ou nenhuma transparência”, acrescentou.

Fotos e vídeo: X @XiaomiIndia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top