Pesquisadores do Instituto Francês de Investigação e Exploração do Mar encontraram no litoral francês do Mar Mediterrâneo os destroços de um caça SNCASE Aquilon 203, que estava desaparecido há mais de 60 anos. A descoberta foi feita por um minissubmarino de controle remoto, que fazia pesquisas a uma profundidade de 2.400 m de profundidade quando localizou os destroços do caça.
+FAB recebe o primeiro Embraer E-99 modernizado
+Satélite russo e indiano quase colidiram no espaço
+Smartphone é o eletrônico mais desejado na Black Friday, aponta a Samsung
Pilotado pelo suboficial Jean Legouhy, na época com 27 anos, a aeronave da Marinha francesa participava no dia 13 de junho de 1960 de um treinamento à bordo do porta-aviões britânico Ark Royal. Um problema na catapultagem para a decolagem fez com que a aeronave caísse no mar e afundasse rapidamente. Até então, avião e piloto eram considerados desaparecidos.
O Aquilon era uma variação feita sob licença para a Marinha da França do caça a jato britânico De Havilland Sea Venom. Foram 121 unidades produzidas, que operaram no país europeu entre 1957 e 1965.
60 ans après s’être abîmé en mer, un avion de l’aéronautique navale, l’Aquilon 203 n°83 de la Flottille 11F a été retrouvé. pic.twitter.com/WmZhTKoYNh
— Marine nationale (@MarineNationale) November 26, 2020