Pesquisadores estão desenvolvendo headsets de realidade virtual para camundongos

Fotos: Reprodução Nature Methods Matthew Isaacson et al

Pesquisadores da Universidade de Cornell testaram headsets de realidade virtual em camundongos para ver como eles reagem em diferentes situações.

+Influenciadora finge seu próprio sequestro por estar entediada e história viraliza
+Turista imprudente viraliza depois de colocar a vida em risco para ver o vulcão ativo Monte Dukono na Indonésia

Chamados de MouseGoggles, os headsets de realidade virtual desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Cornell, em Nova York, estão sendo testados em camundongos para ver suas reações em diferentes situações.

Os óculos utilizam componentes de outros dispositivos, como displays de smartwatches. Os testes mostram que os roedores respondem de formas diferentes para cada tipo de estímulo.

Os camundongos andavam por uma esteira em formato de bola enquanto um sistema de rastreamento fluorescente acompanhava o estímulo no cérebro dos camundongos.

Em um dos testes, os camundongos foram apresentados a uma mancha escura em expansão que estava se aproximando deles via realidade virtual.

Matthew Isaacson, um dos autores do estudo, disse que eles não reagiram quando usaram telas grandes, mas “quase todos os camundongos, na primeira vez que viram isso com os óculos, saltaram. Eles tiveram uma reação de susto enorme”.

Isaacson conta que levaram anos para desenvolver os óculos de realidade virtual para os camundongos.

“Definitivamente, nos beneficiamos do ethos hacker, que consiste em pegar peças feitas para algo diferente e aplicá-las em um novo contexto”, explicou Isaacson.

“A tela de tamanho perfeito para um headset de VR para camundongos já é praticamente feita para smartwatches. Tivemos a sorte de não precisar construir ou projetar nada do zero”, acrescentou ele.

Fotos: Nature Methods Matthew Isaacson et al. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.