Pesquisadores estudam tirar energia elétrica do ar; saiba como

Um time de engenheiros da Universidade de Massachusetts Amherst (EUA) demonstrou que praticamente todos os tipos de materiais orgânicos, inorgânicos e biológicos podem ser utilizados para construir um gerador capaz de retirar eletricidade da umidade do ar.

+ Cassette Beasts já está disponível para Xbox e Switch
+ McDonald’s lança portátil em forma de nugget de frango
+ Aviões presidenciais: conheça os jatos da América do Sul

O trabalho científico foi divulgado pela publicação Advanced Materials e foi inspirada nas nuvens, que em situações específicas podem produzir relâmpagos. Para reproduzir isso em laboratório, os pesquisadores criaram um processo chamado de Efeito Genérico de Geração de Ar.

Pesquisadores estudam tirar energia elétrica do ar; saiba como

Ele é baseado em superfícies com nanoporos de menos de 100 nanometros de diâmetro. Ou mil vezes mais finos que um fio de cabelo. Ao passar pela superfície, a água presente no ar sofre uma troca dinâmica de adsorção e dessorção.

A movimentação das moléculas de um lado para o outro gera um desequilíbrio de cargas elétricas, gerando uma bateria que se carrega de eletricidade de maneira constante, enquanto houver umidade no ar.

A expectativa é que, futuramente, a tecnologia seja usada para produzir geradores de energia limpos e, ao mesmo tempo, extremamente versáteis.

Redação: