Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema capaz de utilizar o celular para identificar casos de pré-diabetes, condição em que os níveis de glicemia no sangue estão elevados e podem levar ao desenvolvimento da diabetes tipo 2.
+ Veja os veículos usados pelo Brasil na Antártica
+ “Cofre do apocalipse” abre para visitas virtuais
+ Gramado Summit aposta em sustentabilidade para ser carbono neutro
Chamado de GlucoScreen, o sistema dispensa a necessidade um aparelho dedicado, já que é baseado na tela capacitiva presente em qualquer smartphone para fazer a medição da glicose de maneira rápida, fácil e barata.
Para isso, a fita de medição e inserida em um leitor simples que é acoplado na tela do próprio celular. Esse leitor traduz os dados da fita em toques na tela, que então são transformados em leituras de glicemia por um app. Confira no vídeo abaixo.
O GlucoScreen ainda está na fase de protótipo e são necessários mais testes científicos e ajustes e fita e no próprio leitor antes do produto final chegar ao mercado.
O trabalho detalhado pode ser lido na publicação científica Proceedings of the Association for Computing Machinery on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies.