Quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram sua primeira missão de instrução a bordo da aeronave Saab Gripen JAS-39D, pertencente à Força Aérea Sueca e alocadas no Esquadrão Wing F-7. Tal ação, realizada na primeira semana de março, em Såtenäs (Suécia), tem como objetivo formar os aviadores para atuarem na implantação do Gripen no Brasil, onde o caça recebeu a denominação F-39 Gripen.
+Embraer mostra em vídeo como foi a entrega dos A-29 Super Tucano para as Filipinas
+EUA inicia programa de modernização dos seus EA-18G Growler
+Empresa promete pagar US$ 2,4 mil para quem ficar 24 horas “desconectado”
Os pilotos, pertencentes ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, fazem parte da equipe designada para realizar o primeiro curso operacional do novo caça. A primeira fase do curso é destinada a verificar a condição fisiológica do piloto, por meio de qualificações específicas de sobrevivência no mar e resistência ao alto fator de carga “G” (de gravidade).
Além disso, os tripulantes brasileiros participam de aulas e realizam provas teóricas sobre toda a parte técnica da aeronave, além de procedimentos de padronização. Os pilotos também realizam missões com os instrutores suecos focados na operação da aeronave. Os voos básicos visam ambientar os tripulantes às características do vetor. Neles são realizadas acrobacias, emergências simuladas, voo por instrumento, navegação e gerenciamento dos diversos sistemas embarcados.