
O Google anunciou que vai utilizar ferramentas de inteligência artificial para editar filmes que serão exibidos no The Sphere, em Las Vegas.
+ Segunda temporada de “The Last of Us” apresenta mudança drástica em relação ao jogo
+ Microsoft começa testes de IA que consegue “enxergar” sua tela
Durante o verão, o Sphere apresentará a experiência The Wizard of Oz at Sphere, usando as ferramentas de IA do Google para colocar o clássico The Wizard of Oz na tela enorme.
“O poder da IA generativa, combinado com a infraestrutura e a expertise do Google, está nos ajudando a alcançar algo extraordinário”, disse Jim Dolan, presidente executivo e CEO da Sphere Entertainment, em um comunicado à imprensa.
“Precisávamos de um parceiro que pudesse desafiar os limites junto com nossas equipes no Sphere Studios e na Magnopus, e o Google era a única empresa equipada para enfrentar o desafio na tela de LED de maior resolução do mundo.”
We’re working with @SphereVegas on a new AI technology partnership to help bring the groundbreaking The Wizard of Oz at Sphere to life using #generativeAI.
Take a look; you’re not in Kansas or Las Vegas anymore ↓ pic.twitter.com/koMu17rRvD
— Google Cloud (@googlecloud) April 9, 2025
Não é a primeira vez o Sphere apresenta filmes em sua tela arrendada gigantesca. No entanto, segundo uma reportagem do The Wall Street Journal, a tarefa de editar o filme de 1939 para caber em uma tela de 170 milhões de pixels é bastante trabalhosa, e é aí que entra a parceria com o Google.
“Muito, muito, muito grande e muito, muito difícil. Há cenas em que o nariz do espantalho tem tipo 10 pixels”, disse Steven Hickson, diretor de pesquisa da fundação de IA do Google, segundo o The Wall Street Journal.
Enquanto a tecnologia de IA para aumentar a escala de imagem de um filme antigo já foi usada anteriormente, o projeto do Google virou alvo de controvérsias. Isso porque, segundo a reportagem, a ideia também envolve usar a inteligência artificial para criar partes das cenas que não podem ser vistas no filme original, dada a limitação dos quadros na época.
Além de expandir o fundo de uma cena, a ferramenta também colocaria personagens e outros objetos na imagem, baseando-se no que a IA acredita que poderia estar ali, o que poderia comprometer a visão original dos cinegrafistas.
Foto e vídeo: X @googlecloud. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.