Policiais turcos agora têm seus próprios helicópteros de ataque. Foto e vídeo: Vídeo: Reprodução twitter @AjansHaberResmi
A polícia turca é a primeira organização de aplicação da lei desse tipo a pilotar helicópteros de ataque dedicados. Há algumas semanas, o departamento de polícia civil opera o T129B ATAK produzido localmente, desenvolvido pela Turkish Aerospace.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Fotos divulgadas pela Agência Anadolu mostram uma das primeiras aeronave entregues, embora a aeronave tenha sido formalmente apresentada pela Polícia turca, uma filial da Direção-Geral de Segurança Turca.
+ Tatra T-87: A inspiração do Fusca
+ A primeira geração dos Toyotas
O T129 ATAK é baseado no A129 Mangusta da Leonardo , usado pelo Exército italiano, e fez seu primeiro vôo em agosto de 2011. O helicóptero da Fase 2 é a última versão de produção do ATAK, voando pela primeira vez em novembro de 2019 e liberado para serviço em dezembro passado.
O helicóptero da Fase 2 tem várias atualizações, incluindo maior conteúdo produzido localmente. As mudanças visíveis incluem um novo pod sob a asa de estibordo, além de novas antenas e sensores no nariz e nas asas de ponta.
O equipamento adicional compreende novos sistemas eletrônicos de guerra, incluindo um receptor de alerta de laser Aselsan, além de um novo bloqueador de radiofrequência, receptor de alerta de radar e rádio VHF / UHF. A carga útil é aumentada para permitir o transporte de armas adicionais, bem como os novos sistemas.
Enquanto o ATAK pode ser armado com mísseis anti-tanque e mísseis ar-ar Stinger , a aeronave para a polícia, pelo menos até agora, aparentemente só recebeu foguetes e uma metralhadora M197 de 20 mm no nariz.
Foto e vídeo: Vídeo: Reprodução twitter @AjansHaberResmi