O Ministério das Relações Exteriores da Polônia anunciou nesta terça-feira (8) a decisão de doar todos os caças MIG-29 da força aérea do país como ajuda militar para a Ucrânia.
+ Riot Games anuncia doação para ações humanitárias na Ucrânia
+ Apple mostra os novos Mac Studio e Studio Display
+ Veja quais são os tanques de guerra do Brasil
De acordo com uma nota, o país da Europa Oriental se comprometeu a enviar os seus caças para a Base Aérea de Rammstein, na Alemanha, e colocá-los à disposição do Estados Unidos, que então poderia decidir sobre o envio das aeronaves para a Ucrânia.
Ao mesmo tempo, o governo polonês pediu que outros membros da Otan que também operam o mesmo avião façam o mesmo. Os MIG-29 foram incorporados pela Polônia a partir de 1989, na época em que o país fazia parte do finado Pacto de Varsóvia com a extinta União Soviética.
Nos anos 1990 e 2000, essa força for reforçada com aeronaves usadas compradas da República Tcheca e da Alemanha. País que por sua vez recebeu os seus MIG da aviação militar da antiga Alemanha Oriental.
Apesar dos mais de 30 anos, os MIG-29 ainda estão entre os caças mais poderosos do arsenal da Polônia. E ainda também estão em uso pela Força Aérea da Ucrânia, que herdou os seus exemplares da União Soviética.