O Threads, novo aplicativo da Meta, já acumula mais de 100 milhões de usuários desde o seu lançamento, na noite do dia 5 de julho, em mais de 100 países, porém, a nova rede social ainda não foi lançada na União Europeia.
+Roblox é anunciado para os óculos VR da Meta
+Steam libera jogo de simulação espacial de graça
+Prime Day 2023 bate recordes de venda na Amazon
O motivo? A nova plataforma não foi lançada na União Europeia por questões regulatórias, e normas mais rígidas de privacidade de dados.
No fim do ano passado, a União Europeia votou e aprovou a Lei de Serviços Digitais (Digital Services Act – DSA), que tem o objetivo de regulamentar e aumentar a transparência das plataformas digitais.
O bloco, que engloba 27 países da Europa, se preocupa e analisa a quantidade de dados que o Threads pode coletar dos usuários, incluindo localização, contatos, histórico de pesquisa, histórico de navegação, entre outros. Além do compartilhamento de dados com outras redes sociais da Meta, lembrando que o Threads é ligado com o Instagram.
Por todos estes motivos, a Meta, que também é dona do Facebook e WhatsApp, decidiu esperar e não lançar o Threads nos países da UE. A ‘big tech’ estaria avaliando as novas regras impostas pelo bloco, que entraram em vigor em maio deste ano, para adaptar o Threads da melhor maneira e o disponibilizar ao público europeu.
Alguns usuários estavam até mesmo usando VPN, ferramenta que disfarça o endereço IP ao usar a internet, tornando a localização invisível, para baixar e usar o Threads. Contudo, a Meta começou a também bloquear o acesso de quem usa VPN.
Fonte: The Verge