A Porsche e a Siemens Energy anunciaram que vão iniciar no Chile, em 2022, a operação experimental de uma refinaria capaz de produzir os chamados eFuel, combustível sintético produzido sem petróleo, utilizando matéria-prima e fontes de energia sustentáveis.
+Sonda Hayabusa2 traz para a Terra amostras do asteroide Ryugu
+Covid-19: SP começa vacinação em 25 de janeiro com idosos e profissionais da saúde
+Consumidores rejeitam atendimento de robôs em SAC, aponta pesquisa
A refinaria, chamada de Haru Oni, será construída na Província de Magallanes, no extremo sul do Chile, em parceria com a petrolífera local Enap e a italiana Enel. A unidade industrial irá utilizar energia eólica para produzir hidrogênio, que será combinado com o CO² retirado do ar atmosférico para produzir metanol. O metanol, por sua vez, servirá de base para a produção de gasolina, por meio de um processo conhecido como MTG.
A previsão é de que, na fase piloto, sejam produzidas 130 mil litros do eFuel, capacidade que deve chegar a 550 milhões de litros até 2026, que serão destinados para a Porsche. A ideia é que essa gasolina contribua para garantir a sobrevida dos motores a combustão nos próximos anos, mesmo que como integrantes de conjuntos motrizes híbridos.