O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que conseguiu retirar do ar o fórum de hackers RaidForums, considerado um dos maiores do tipo no mundo e que tinha como líder o português Diogo Santos Coelho, de 21 anos.
+ Hacker do DF é preso após desviar R$ 600 mil
+ Hackers derrubam site da Roscosmos, a agência espacial russa
+ Veja 5 dicas para escapar de golpes via internet
Criado em 2015, o RaidForums era utilizado por criminosos digitais para comprar e vender pacotes dados obtidos de forma ilegal, em um total de mais de 10 bilhões de informações pessoas sensíveis e dados bancários de pessoas nos Estados Unidos e em outros países.
Coelho, que se apresentava com os apelidos “Omnipotent;” “Downloading,” “Shiza,” e “Kevin Maradona”, foi preso em janeiro, no Reino Unido, à pedido da Justiça dos Estados Unidos.
Para aumentar a lucratividade, o fórum tinha um sistema de assinatura, que fornecia um acesso maior e mais funcionalidades aos usuários que pagavam por um pacote de membro mais caro.
Os hackers podiam ainda comprar créditos para bases de dados exclusivas ou obter esses créditos ao compartilhar o seu conhecimento para cometer crimes pela internet.