A primeira versão civil do V-22 Osprey estará disponível em breve

AW609 tiltrotor

Aeronaves de decolagem vertical provaram ser o futuro da mobilidade aérea urbana com empresas como Uber e Blade oferecendo voos de helicóptero intra-cidades que minimizam os tempos de deslocamento e maximizam a conveniência.

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Embora os helicópteros sejam a principal forma de transporte para a mobilidade aérea urbana, uma empresa está prestes a receber a certificação de um tipo de aeronave civil nunca visto antes, que agora só tem a capacidade de alterar completamente o modo de transporte.

O fabricante italiano aeroespacial e de defesa Leonardo Company, cujos produtos incluem os icônicos helicópteros AgustaWestland, está chegando ao fim do processo de certificação de sua aeronave AW609 tiltrotor. A primeira aeronave comercial desse tipo, o AW609, utiliza a tecnologia atualmente encontrada em aeronaves militares sem uso civil generalizado.

O AW609 mescla as melhores características de um helicóptero e avião. As capacidades de decolagem e aterragem verticais permitem que a aeronave aterrisse em heliportos perto de áreas centrais, como na cidade de Nova York e Washington, DC ou no topo de edifícios onde for permitido. Uma vez transportado pelo ar, o AW609 pode se transformar em um avião padrão, ajustando a direção de seus rotores e viajar em velocidades e altitudes mais altas que um helicóptero.

Oferecer o melhor de cada tipo de aeronave em termos de alcance, versatilidade e capacidade oferece ao AW609 uma vantagem incomparável até mesmo com o helicóptero mais veloz ou o avião mais ágil.

As aeronaves Tiltrotor foram associadas principalmente às forças armadas, especificamente ao V-22 Osprey em serviço às forças armadas dos EUA.

V-22 Osprey

Enquanto a versão militar da aeronave estava sendo desenvolvida, as idéias para uma variante comercial também estavam no mundo, com a Bell e a Boeing iniciando o projeto em conjunto pouco antes da virada do século.

O projeto acabou sendo assumido pela AgustaWestland, agora conhecido como Leonardo Helicopters, e recebeu a designação do AW609.

O primeiro vôo do AW609 foi em 2003, 14 anos após o V-22. A aeronave de nove lugares foi projetada menor, com foco na versatilidade e transporte VIP, ao contrário da volumosa variante militar focada em combate.

A possibilidade de conectar dois centros da cidade por meio de heliportos com a velocidade de um avião tem a capacidade de remodelar a mobilidade aérea urbana da maneira que o famoso Concorde reformulou as viagens transatlânticas, dando a seus ônibus e trilhos de alta velocidade uma corrida por seu dinheiro.

Agora, a aeronave está voando em vôos de teste nos EUA a partir do Aeroporto Nordeste da Filadélfia e já está recebendo pedidos enquanto se prepara para a certificação da FAA, prevista para o próximo ano.

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