A FAB (Força Aérea Brasileira) assinou na última segunda-feira (18) o contrato de compra de duas unidades do avião Airbus A330-200 da Azul S.A., com o objetivo de convertê-las para a versão militar MRTT.
+ FAB anuncia compra de dois Airbus A330 da Azul para conversão militar
+ KC-390 Millenium: Embraer certifica reabastecimento em voo de duas aeronaves
+ FAB usa helicóptero empregado em ataque da Ucrânia contra a Rússia
Pelo contrato, de US$ 80 milhões (cerca de R$ 373 milhões), a Azul forneceu um jato que já operava, com numero de série MSN 1492, e outra aeronave com número de série MSN 1508, comprada no mercado internacional.
A primeira aeronave deverá ser entregue para a FAB em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Os aviões serão enviados para a Airbus, que ficará responsável pela transformação. A previsão é que o primeiro MRTT brasileiro entre em operação em 2024.
Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).
Os aviões terão capacidade para o transporte de pessoas e cargas, evacuação aeromédica, e também para a realização de missões de reabastecimento em voo. Atualmente, o A330 MRTT é operado por países como França, Reino Unido e Austrália.