O primeiro satélite de madeira do mundo, chamado LignoSat, foi lançado ao espaço em um foguete da SpaceX em uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
+Canon lança lente acessível para gravações em 3D e realidade virtual compatível com Apple Vision Pro
+Apple planeja lançar novo Vision Pro com chip M5 para o próximo ano, diz site
Desenvolvido por cientistas da Universidade de Kyoto em parceria com a Sumitomo Forestry, o satélite experimental mede 10 centímetros de cada lado e foi enviado ao espaço com o objetivo de testar a viabilidade da madeira como material para satélites.
A principal motivação dos pesquisadores é evitar a produção de partículas metálicas durante a reentrada de satélites na atmosfera terrestre. Como a madeira se incendeia facilmente ao retornar à Terra, ela pode reduzir o impacto ambiental dos satélites aposentados e diminuir os riscos de interferência nas telecomunicações.
O LignoSat ficará inicialmente na ISS antes de ser liberado no espaço para avaliar sua resistência e durabilidade em condições adversas. O satélite fornecerá dados para que os cientistas acompanhem sua integridade estrutural e adaptação às mudanças extremas de temperatura no espaço.
Segundo Takao Doi, astronauta e professor da Universidade de Kyoto, o uso de satélites com materiais não metálicos pode se tornar uma prática comum no futuro, contribuindo para uma exploração espacial mais sustentável.
Fonte: UOL | Foto: X @ReutersScience | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial