O Procon de Florianópolis (SC) multou a Apple em R$ 8 milhões pela venda dos celulares iPhone “incompletos”, sem o carregador acompanhando o smartphone.
+ Motorola lança nova versão do celular moto e22
+ Cinco sinais de que as suas senhas são fracas
+ Site permite saber se os seus dados vazaram na internet; saiba como
De acordo com o Procon da cidade catarinense, longo de 2022, a empresa foi notificada para prestar esclarecimentos, enviar o número de aparelhos vendidos desde novembro de 2020 e incluir o adaptador de carregador com os aparelhos, medida que se estendia para vendas online e lojas em Florianópolis.
A Apple não atendeu ao pedido de inclusão do adaptador e alegou que não é possível especificar o número de aparelhos vendidos no Município. A empresa também se justificou citando a inexistência de prejuízo para o consumidor, de venda casada ou prática abusiva e ainda alegou que a prática de não incluir o adaptador do carregador na venda do celular beneficia o meio ambiente e é uma política internacional da marca.
O Procon não aceitou a justificativa da empresa, considerando que o “adaptador do carregador integra o aparelho telefônico e já é um costume do consumidor usá-lo em tomadas de energia, por mais que haja outras formas de realizar esse procedimento, através do cabo USB”.