O Procon-SP divulgou nesta segunda-feira (11) que o número de reclamações relacionadas a compras online no órgão de defesa do consumidor apresentaram uma elevação de 653% na comparação entre os dados do 2º semestre de 2019 e o mesmo período de 2021.
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Em todo o ano de 2019, foram 78 mil reclamações, passando para mais de 300 mil em 2020 e quase 500 mil em 2021; só até março de 2022, já são 128 mil demandas registradas sobre essa modalidade de compra. De acordo com o órgão, esse crescimento nas reclamações está relacionado diretamente à mudança nos hábitos de consumo motivada pela pandemia.
“Essa elevação, que tem nos preocupado, ocorreu em razão da pandemia, um contexto em que os estabelecimentos comerciais tiveram que ser fechados do dia para noite e não estavam preparados para fazer um atendimento de modo virtual, inclusive, não estavam organizados para fazer o atendimento de call center de forma virtual”, explicou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-SP, em nota.
As principais queixas dos consumidores referem-se a atraso ou não entrega do produto, seguido de problemas com cobrança. Também há relatos de vendas feitas por sites falsos ou perfis de redes sociais falsos (páginas e perfis que vendem e depois desaparecem sem entregar o produto).