Após um hiato de 45 anos e um atraso de dois anos, o lançamento da Luna 25, a primeira espaçonave russa a retornar à superfície da Lua , foi marcada para 1º de outubro de 2021. O projeto Luna-25 tem como objetivo lançar uma sonda autônoma para pesquisa no Polo Sul da Lua.
+ Windows 10 atinge a marca de 1 bilhão de dispositivos
+ Como limpar corretamente teclados e smartphones
+ NASA diz que asteroide de 4km a 31 mil quilômetros por hora se aproxima da Terra
Luna 24 foi a última espaçonave lançada na Lua pela União Soviética. Seu lançamento ocorreu em 9 de agosto de 1976 a partir do Cosmódromo de Baikonur. A nave seguinte foi originalmente chamado de Luna-Glob lander, mas foi renomeado como Lua 25 para diferenciá-lo do programa Luna soviético da década de 1970.
Igor Mitrofanov , chefe do Centro de Planetologia Nuclear do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências, explica :
A data principal para o lançamento da espaçonave está prevista para 1º de outubro, a data adicional para 30 de outubro de 2021 (…) Portanto, o nome de nossa espaçonave, Luna 25, continua a numeração das Missões lunares russas do século passado.
Espera-se que o módulo aterrisse na cratera de Boguslavsky para analisar a composição do regolito, a poeira lunar, realizar uma fotografia estéreo para preparar o mapa tridimensional da superfície e identificar as coordenadas do sensor com precisão milimétrica usando um refletor a laser angular