Quatro luas de Urano podem ter água, aponta a Nasa

Quatro luas de Urano podem ter água, aponta a Nasa

Um estudo realizado por cientistas da Nasa apontam que existe a possibilidade de que quatro das pelo menos 27 luas de Urano (Ariel, Umbriel, Titania e Oberon) podem ter água em estado líquido. A descoberta foi registrada em um artigo científico publicado em dezembro de 2022 no periódico científico Journal of Geophysical Research.

+ Nasa estende operação científica da sonda Voyager 2
+ Dia Mundial da Senha: cinco dicas para criar chaves fortes
+ Velozes e Furiosos 10 vira jogo de corrida 8 bits

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisarem novamente dados coletados pela sonda espacial Voyager 2 na década de 1980, que foram combinados a novos modelos computacionais alimentados com dados químicos e geológicos coletados pelas missões espaciais mais recentes.

De acordo com os cientistas, esse oceano estaria entre o núcleo e a crosta de gelo e rocha dessas luas. Resultado de um núcleo que libera líquido quente e ajudaria a manter a água desses oceanos subterrâneos em estado líquido.

Mas o estudo aponta que esse calor interno não seria o único fator que contribui para a existência desses oceanos subterrâneos. Os cloretos, assim como a amônia, provavelmente são abundantes nos oceanos dessas luas gigantes e tem um efeito anticongelante.

Redação: