A Rosoboronexport (parte da empresa Russa, Rostec State Corporation) começou a promover o novo Typhoon K-53949 veículo blindado resistentes a emboscadas (MRAP) para os mercados estrangeiros.
Segundo a empresa, o veículo blindado da família Typhoon-K montado exclusivamente a partir de componentes de fabricação russa, provou ser um transportador de pessoal confiável e altamente protegido. O Typhoon-K está em serviço com as Forças Armadas da Federação Russa e comprovou seu desempenho em condições reais de operação e combate.
Além disso, muitos dos parceiros da Rosoboronexport estão operando veículos blindados com base nesta família de veículos e lhes dão feedback positivo”, disse o diretor-geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev.
“Este veículo MRAP é de grande interesse para países do Oriente Médio, África, América Latina, Ásia-Pacífico e ex-URSS. A independência de componentes estrangeiros na produção do Typhoon-K nos dá a nós e aos nossos parceiros confiança no serviço pós-venda oportuno e completo dos veículos fornecidos, sua modernização e desenvolvimento.”
Todos os modelos da família Typhoon-K são equipados com um sistema de gerenciamento de informações a bordo, um sistema central de enchimento de pneus, pneus à prova de balas, um sistema de vigilância por vídeo completo, um sistema automático de extinção de incêndios e uma unidade de potência auxiliar diesel (APU). Além disso, estações de armas controladas remotamente com armamento estabilizado podem ser montadas nelas. O conjunto de armamento varia de acordo com as necessidades do cliente.
Os veículos 4×4 são equipados com uma rampa articulada na parte traseira para permitir que as tropas embarquem e desembarquem deles de forma rápida e fácil.
A vasta experiência no desenvolvimento e operação de veículos do exército foi complementada por novas abordagens de design e tecnologias de ponta de proteção contra as ameaças mais perigosas.
Os veículos blindados Typhoon K-53949 distinguem-se pela proteção reforçada contra minas e balística correspondente ao Nível 4569 STANAG 3 da OTAN, com a possibilidade de o reforçar para o Nível 4.
Um alto nível de proteção é fornecido pela armadura composta, incluindo um casco blindado e placas de blindagem adicionais com elementos cerâmicos, bem como um design de casco simplificado e placas antiminas removíveis. Os assentos da tropa têm um sistema suspenso de fixação ao teto, são equipados com elementos absorvedores de energia de explosão, cintos de segurança e apoios de cabeça para fixação da cabeça. Além disso, os projetistas previram a possibilidade de instalar proteção adicional – forros internos de spall, bem como tapetes articulados especiais para aumentar o nível de proteção contra lançadores de granadas antitanque.