O Google anunciou na última quarta-feira (27) uma mudança na sua política de remoção de dados pessoais do mecanismo de busca da empresa, para tornar esse processo mais amplo.
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Até então, o Google permitia solicitações para remoção de conteúdos apenas em casos graves, como divulgação indevida de imagens íntimas e fraude.
Mas na nova política, divulgada no blog oficial da empresa, será possível solicitar também a exclusão de informações de contato e endereços pessoais e informações de login em serviços online.
Como solicitar a exclusão dos dados
- Acesse a página de remoção de dados pessoais no site de suporte do Google
- Role a página e clique em “Iniciar solicitação de remoção”
- Preencha o formulário (será necessário fornecer informações pessoais de contato e as URLs que
- trazem os dados que você quer excluir da busca)
O que acontece depois?
O usuário recebe uma confirmação automática por e-mail. Será feita uma análise com base nas informações fornecidas (com a possibilidade de um contato posterior do Google para obter mais informações).
Depois dessa etapa, você irá receber uma notificação sobre a ação realizada, que pode incluir ou não a remoção dos dados do buscador, incluindo uma justificativa sobre a medida adotada.
Vale destacar que, mesmo nos casos em que o conteúdo for removido da busca, eles ainda poderão existir na Web. Isso significa que alguém ainda pode encontrar o conteúdo na página em que ele é hospedado, em mídias sociais, em outros mecanismos de pesquisa ou de outras formas.